Telefone(14) 3356-1440
contato@ssvpmanduri.com.br
EndereçoRUA SERGIPE Nº 205, CENTRO
CEP: 18780-000 / MANDURI - SP
Logo da Prefeitura

Quem Somos

A construção do lar São Vicente de Paulo começou com a iniciativa do saudoso Luiz Zaina, que pertencia a Sociedade São Vicente de Paulo, como confrade vicentino da conferência Santo Antônio, que trabalhava junto aos pobres e idosos desta comunidade deste 1964.

Com o apoio dos confrades e de toda a comunidade começaram construindo um chalé e cozinha e casa para o zelador, em 1968 foi fundada o lar dos idosos, bem simples, mas com dedicação e amor foi crescendo conforme as necessidades foram surgindo. Hoje temos oito chalés, a casa da enfermeira, a cozinha, o refeitório, a capela, sala de reunião, lavanderia, salão de lazer, espaço para cultivo de hortaliça, café, laranja e outros.

Alguns membros da Conferência que ajudaram na construção do lar foram Miguel Marvulo, Zoroastro Alves, David Arbex, Alcides Donini, Arcanjo Fortin, José Arruda, José Bagaço e outros.

Foi através do trabalho vicentino que surgiu a necessidade de se ter um lar para pessoas desamparadas que se encontravam em nosso município e também os de municípios vizinhos como Águas de Santa Barbara e te Batista Botelho.

A 1º pessoa que o lar acolheu foi um senhor de nome Antônio que esta doente e a família não podia cuidar dele, sua esposa Maria; foram muitos os idosos que passaram pelo lar, sempre viveram lá aproximadamente 20 pessoas internadas.

O lar se mantém com o auxilio da comunidade, as aposentadorias dos internos, donativos, campanhas, etc.

Foram vários os presidentes que passaram pelo Lar como:Domingos Fudoli, Francisco Calos Fudoli, Antônio Cargonni, Armando Damini, Antônio José Palugan, José Marqueti, David Arbex, José Barlati e outros.

A atual presidente é a Senhora Jandira Araújo Lozano, o Lar conta com mais cinco funcionários.

Este depoimento foi gentilmente dado pelo Sr. Joaquim Dias Corrêa, filho de lavradores; nasceu no bairro Espraiado município de Águas de Santa Bárbara em 09/08/1917, casado com Yovanda com quem teve um filho.

Fez parte da Diretoria do Lar São Vicente de Paulo, desde sua fundação como tesoureiro,mas nunca foi presidente do mesmo, ainda hoje atua na Diretoria.

Segue abaixo a 1º ata da reunião extraordinária, a fim de dar posse da 1º diretoria deste lar e fotos com os internados e a mensagem do Sr. Joaquim aos jovens e crianças desta escola.

“As famílias e jovens e crianças, digo que ame seus pais e cuidem deles, para que não precisem ir para o asilo, que tenham apoio da família e de todos os jovens como atenção e carinho que eles merecem”.

Joaquim Dias Correia - 18 de agosto de 1999.


TERMO DE ABERTURA

Contém este livro 50 folhas que se destinação à transcrição de atas das reuniões e termos do “Lar São Vicente de Paulo”, desta cidade.

Manduri, 28 de setembro de 1968.

Aos vinte e oito dias do mês de setembro do ano de um mil novecentos e sessenta e oito, às 9:30 horas, na sede da Conferência de Santo Antônio, sita na Rua Rio Grande do Sul,nº 566, realizou-se a primeira reunião extraordinária do lar “São Vicente de Paulo” desta, com o fim especiar de dar posse à sua diretoria. Presidiu à reunião confrade Rodrigo Theophilo Neves Ribeiro, presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo de Botucatu, que convidou a mim, Vicente Waldyr Borgatto, para secretariá-la. Tomaram, também assento à nossa mesa o padre Umberto Zanca, vigário de Manduri, o confrade Luiz Zaina, presidente da Conferência de Santo Antônio e os demais representantes do Conselho Central de Botucatu: Benedito Toledo Neto, Marvel Guimarães e Baptista José Spadotto. De inicio, foram feitas orações de praxe e a seguir o confrade Waldyr Borgatto procedeu a leitura espiritual que contou de um artigo do livro “Imitação de Cristo”, intitulado “Do desejo da vida eterna; grandes bens são prometidos aos que combatem”. Em prosseguimento o confrade presidente Rodrigo Theophilo Neves Ribeiro, deu posse à 1º diretoria desta entidade que ficou assim contribuída: - Presidente: José Barlati; Vice-Presidente: - José Marquetti; 1º Secretario: - Armando Damini; 2º Secretário:- Antônio Basseto Filho; 1º Tesoureiro:- Natal Alfredo Passarelo; 2º tesoureiro:- Donato Taraborelli.

Em sequencia o confrade presidente explicou das vantagens que esta entidade usufruirá, adquirindo personalidade jurídica, destacando uma delas é a possibilidade de recebimento subvenções estaduais e federais. Discorreu ainda o confrade Rodrigo, sobre a obrigação das Conferências e do Asilo nos pagamentos da “Decimais” ao Conselho Central a que estão subordinados. Outrossim, procedeu a um breve comentário sobre a “Nova Regra”. Encerrando, o confrade presidente a do seu contentamento de realizar sua visita, a fim de dar posse à diretoria desta Sociedade, a cujos componentes desejam uma profícua gestão. A seguir foram feitas as orações de costuma. Para contar, eu , Vicente Waldyr Borgatto, secretário “jad hoc” lavrei esta ata que vai por mim e pelos demais presentes, assinada.

Lar São Vicente de Paulo
Prefeitura Arandu

RUA SERGIPE Nº 205, CENTRO
CEP: 18780-000 / MANDURI - SP

(14) 3356-1440
contato@ssvpmanduri.com.br

Copyright 2025 - SSVP - Todos os direitos reservados.
Website Desenvolvido por Logo King Page